20 anos sem Federico Fellini

007_giulieta_masina_federico_fellini_theredlist
Conheci Fellini ainda na adolescência, por volta dos 15 anos, não me recordo se assisti primeiro ao Otto e Mezzo na CNT ou o Amarcord nas madrugadas da Globo (sim, naquela época ainda se passava esse tipo de filme na TV aberta), mas ambos me marcaram justamente pelo que eu viria a saber que era “felliniano”: a cena dos chicotes em Otto e Mezzo e a das grandes mamas de Amarcord… Ah, havia também a inesquecível Saraghina em Otto e Mezzo, o Rosebud de Fellini! Pode –se dizer que nesses vinte anos cresci com a aura de Fellini me acompanhando, assistindo cada filme como algo paralelo que surgia em minha vida, desde o surgimento de Jung na obra dele a partir de Otto e Mezzo que é um divisor de águas em sua cinematografia até o meu feminismo culminado paralelamente a Julieta dos Espíritos, sua obra de declaração de liberdade à Giulietta Massina da sociedade patriarcal italiana com seus ramos religiosos e morais… Nesse filme em especial ele diz à sua esposa que esta deveria ser tão livre quanto ele e solta as amarras do que poderia ter sido considerado misoginia em seu cinema.
Fellini, esse selvagem dono da lua e das estrelas, esse esteta anárquico que tanto nos insufla à alegria, esse concupiscente ferozcom suas formas e sons voluptuosos. Esse Fellini rei do que é onírico, belo e desembaraçado, esse Fellini moldou a minha vida, me encheu de momentos de espectro telúrico e dispensou-me epifanias tais.

Top-dúzia, então!

1- 8½ (Otto e Mezzo, 1963)
2- As Noites de Cabiria (Le Notti di Cabiria, 1957)
3- Amarcord (1973)
4- La Dolce vita (1960)
5- A Estrada da Vida (La Strada, 1954)
6- Julieta dos Espíritos (Giulietta degli spiriti, 1965)
7- Histoires extraordinaire: Toby Dammit (1968)
8- E la Nave va (1983)
9- A Voz da Lua (La voce della luna, 1990)
10- Os Boas-Vidas (I Vitelloni, 1953)
11- Satyricon (1969)
12- Il Casanova di Federico Fellini (1976)

Leave a Reply

