As Bruxas (Le Streghe, 1967)

Achei Le Streghe!!! Achei Le Streghe!!!
Em meados dos meados dos anos 60, Luchino Visconti, Mauro Bolognini, Pier Paolo Pasolini, Franco Rossi e Vittorio de Sica se juntaram para fazer cinco curtas protagonizados por uma única atriz, Silvana Mangano, as Bruxas/Feiticeiras que diz o título, em papéis diversos. Como seus coadjuventes a lista é dignissima: Annie Girardot, Francisco Rabal, Helmut Berger, Totò, Ninetto Davoli, Massimo Girotti, Alberto Sordi e o meu Clint.
Mas vamos direto ao ponto, não é porque sou fã de todo esse povo que eu estava atrás desse filme, é porque logo depois de filmar Três Homens em Conflito, Clint Eastwood foi se enroscar com o Vittorio de Sica nesse curta…
É uma comédia de costumes das que são marca registrada no cinema italiano, aqui as situações são completamente oníricas, diferenciado os devaneios egocêntricos do marido (Eastwood) que sonha com sua mulher o idolatrando acima de todas as coisas, enquanto a esposa (Mangano) sonha que o trai com milhares de homens que se jogam aos seus pés, que o bate, que o faz se matar e rastejar por onde ela pisa.
Vou deixar esse curta, em específico: Una Sera Come le Altre. Vale a pena ver, porque não é todo dia que se vê o Eastwood sendo chamado de Cornuto e sendo traído com o Batman, o Flash Gordon, o Mandrake, o Fantasma e outros milhares de homens.

Nota 1: Me lembrei de um artigo que li semana passada intitulado “Hugh o novo Clint?” (O Hugh Jackman já se vestiu de Superman no Saturday Night Live, outro que deu medo com essa roupitcha), dei aleluias por não ser completamente louca por achar o Jackman a cara do Clint, há uma quantidade razoável de pessoas que sofria do mesmo mal que eu. Então quem tiver a disposição de assistir esse curta do De Sica, prestem atenção na hora que o Clint acorda e se levanta da cama, ele está a cara do Jackman, e nos momentos que está dando uma de lorde também (puro Leopold aquilo!). Não tem jeito, seja com cara de rústico, seja com cara de aristocrata, me lembra, oras.

The Witches (1967)

Nota 2: Estou eufórica até agora, estou eufórica até agora! Tá bom, eu sou uma jacu mesmo, mas a euforia é grande porque coloquei uns bagulhos no meu Windows temáticos do Sergio Leone… Até o meu Word está marrom… Que coisa linda! O melhor não são os cursores que são pistolas, o melhor não é o som de tiros quando se abre uma pasta e o som de relincho quando a fecha, ou o som do Morricone quando as minimaliza, o melhor é a lixeira que quando há coisas dentro dela o ícone é uma tumba e quando é esvaziada vira o Lee Van Cleef!!! Não é lindo? E quando uma página da web demora a abrir, aparece o cartaz de Procura-se do Eli Wallach sendo alvejado de tiros… Que lindo, que lindo que lindo!!! Tem um mini-Clint com poncho esvoaçante quando puxa as janelas para a esquerda e para a direita e tem o cavalinho correndo quando puxa as janelas para cima ou para baixo… E tem falas também (aquela da arma e da cova e do quando tiver que atirar, atire, não fale –mas a melhor é quando o computador fecha e o Clint diz algo como “Sem mim não haveria muitas chances para alguém como você”), aliás deve ter um monte de coisinhas escondidas que não achei ainda, nem a proteção de tela deu para ver ainda… Quero ver quanto tempo eu aguento ouvindo o assobio do Morricone e o cavalo relinchando tocando sem parar. Estou me sentindo uma criança com um brinquedo novo…

Nota 3: Ainda mexendo o meu revolverzinho do cursor, enfaticamente… Eu finjo que dou tirinhos na tela. Lixeira vazia, Van Cleef vivo. Lixeira cheia, Van Cleef morto. Será que canso ainda hoje?

Se joga, Clint! (Clint e Mangano no segmento Una Sera come le Altre)

Se joga, Clint! (Clint e Mangano no segmento Una Sera come le Altre)

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: