Na Solidão da Noite (Dead of Night, 1945)

Na Solidão da Noite é um dos meus xodós cinematográficos dos anos 40, dirigido em episódios alinhavados uns aos outros, é uma preciosidade do horror daquela época.
O primeiro segmento Hearse Driver dirigido por Basil Dearden (que também dirigiu a história que liga todas as outras) e o último dirigido por Alberto Cavalcanti The Ventriloquist’s Dummy (que também dirigiu o Christmas Party) são de longe os melhores (fizeram a bondade de colocar a predominância dos melhores), Charles Chrichton (diretor de Um Peixe Chamado Wanda) ficou com o episódio cômico Golfing Story e Robert Hamer com o mais fraquinho de todos The Haunted Mirror. Diretores estes puramente ingleses, com exceção de Cavalcanti que é brasileiro.
Mas em The Ventriloquist’s Dummy, como se não bastasse a direção precisa numa história ambígua entre o sobrenatural e a perturbação mental, ainda de quebra temos Sir Michael Redgrave no papel do ventríloquo com sérios problemas de personalidade.
Com sua narrativa cíclica do sonho dentro do sonho dentro do sonho, o filme termina onde iniciou, estruturação verdadeiramente genial para a época. Sem sombra de dúvida um dos grandes momentos da história do cinema britânico.

Nota: Assisti pouca coisa do trabalho de Cavalcanti, além desse e Simão, O Caolho (um dos poucos filmes que ele fez no Brasil, puxado da Europa pelo Adolfo Celi – precisou de um italiano pra trazê-lo de volta pra cá!), também os mudos franceses La Petit Lili (um curta) e Rien que les heures (que foi o seu filme de estréia, um média metragem) Ele teve a audácia de dirigir o Vittorio de Sica num filme que fez com a Claudia Cardinale (num de seus primeiros papéis), que ainda não vi mas está na lista. O homem era bom, o homem era bom.

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