Presente de Natal antecipado: 6 curtas de Guy Maddin

The Heart Of The World (2000)
My Dad Is 100 Years Old (2005)
Sissy Boy Slap Party (1995)
Odilon Redon Or The Eye Like A Strange Balloon Mounts Toward Infinity (1995)
Sombra Dolorosa (2004)
Trip to the Orphanage (2004)

Considero o canadense Guy Maddin um dos melhores e mais interessantes cineastas em atividade hoje, mas sua obra tem uma peculiaridade inusual: seus curtas são amplamente superiores aos seus longas. Não que seus longas sejam um completo disparate, muito pelo contrário, são superiores a 90% do cinema atual, mas seus curtas se não são a perfeição, chegam próximo a ela.
A grande obra-prima de Maddin na minha humilde opinião é o curta The Heart of The World, uma das coisas mais extraordinárias que vi na minha restrita experiência audiovisual. My Dad Is 100 Years Old é uma das mais belas homenagens que uma filha pode prestar a um pai (no caso, Isabella ao Roberto Rossellini) e a toda história do cinema, isso em poucos minutos geniais. A comicidade de Sissy Boy Slap Party é um deleite, a alma latina de Sombra Dolorosa um extasiamento, The Eye Like a Strange Balloon baseado no quadro homônimo do Odilon Redon e por aí vai…

Nota: Dentre os longas só posso indicar os que já vi, mas indico todos que mantêm o estilo e a deslumbrante técnica visual dos curtas, mas não o ritmo. Nem por isso deixam de ser grandes obras de arte: The Saddest Music in the World (melhor que as pernas de Isabela Rossellini, só as pernas de Isabella Rossellini cheias de cerveja), Dracula: Pages from a Virgin’s Diary (uma das melhores adaptações da obra de Bram Stocker para a tela), Cowards Bend the Knee (meio autobiográfico), Twilight of the Ice Nymphs (uma fábula idílica), Careful, Archangel e Tales from the Gimli Hospital (três dos primeiros filmes de Maddin que já demonstram a força do seu talento irrefreável), sempre bebendo na sua obsessão pelo cinema mudo dos anos 20.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: