A Colina dos Homens Perdidos (The Hill, 1965)

O de The Hill do título do filme de Sidney Lumet poderia muito bem ser trocado por um The Hell, porque é isso que vemos na tela: um inferno em forma de prisão militar. A tal prisão militar é para os soldados do próprio exército britânico e não do inimigo, é uma prisão para manter os insubordinados, os que não se dão bem com as regras militares, “na linha”.
Devo confessar algo: é um dos melhores filmes do Lumet que já vi, e todos sabem que um filme do Lumet não é pouca coisa, mesmo os de qualidade mediana. O homem transforma o que poderia ser mais um entre tantos filmes de prisão num filme sufocante e crítico sobre a irracionalidade e abuso de poder.
Há momentos docemente anárquicos por parte das personagens, sendo que no melhor deles Ossie Davis (Excelente! Excelente! Aliás, o elenco todo é de dar arrepios) cansado de ser tratado com racismo e desrespeito, tira a roupa e começa a agir como um macaco e simplesmente deixa de obedecer ordens porque “saiu do exército”, obviamente todos acham que a sua sanidade mental realmente foi-se embora, já que ninguém em sã consciência deixaria de obedecer um sistema de regras tão humanamente racional e sensato.
O close-up final em Sean Connery é desesperador ao extremo, é a face da impotência diante da inutilidade da razão quando o humano é tratado como animal e em troca deixa aflorar os seus verdadeiros instintos capitaneados pelo rancor.

Nota 1: Puta que pariu o Lumet! Dos anos 50 aos 70 é impressionante a qualidade dos filmes que fazia, especialmente pela acidez com que tratava as regras e hipocrisia social: A Colina (o exército), Equus (a psiquiatria), 12 Homens e Uma Sentença (a lei jurídica), Rede de Intrigas (a televisão), Um Dia de Cão (a opinião pública), Uma Longa Jornada Noite Adentro (a família), Serpico (a polícia) e por aí vai com uma obra superando a outra.

Nota 2: É impressão minha ou ultimamente tenho encarnado o Sick Boy de Trainspotting?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: