O Diabo Feito Mulher (Rancho Notorius, 1952)

Poster - Rancho NotoriousFritz Lang é aquele tipo que conseguiu fazer pelo menos uma obra-prima em cada gênero, no western essa missão foi cumprida com O Diabo Feito Mulher (embora ele tenha feito outros faroestes), filme antecessor a Johnny Guitar de Nicholas Ray que deu definitivamente um papel de impacto às mulheres num gênero avidamente misógino com as estupendas personagens e interpretações de Joan Crawford e Mercedes McCambridge (curiosamente o filme levou o nome da personagem de Sterling Hayden, mas ele desaparece entre essas duas), mas Fritz Lang e a mega-bombástica Marlene Dietrich contribuíram de maneira bastante incisiva nesse caminho tortuoso.
Diria eu que Marlene Dietrich foi mais relevante com sua carreira cinematográfica para a expansão da posição social da mulher do que qualquer panfletário movimento feminista do século XX e não estou falando especificamente da mão de ferro que sua personagem em Rancho Notorious apresenta num ambiente e num gênero predominantemente masculino, estou falando de toda a carreira dela desde o início na Alemanha até o declínio nos EUA (incluindo o mísero fato dela ter sido a primeira mulher a usar calças publicamente nos anos 20), não há dúvidas que Dietrich foi uma das mulheres mais sensuais do cinema, mas sempre esteve bem longe de uma Betty Boop, Monroe ou Bardot, o lance dela não era fazer biquinho e se fingir de boba (não que eu não goste de biquinho e não o faça quando me convém), ela fazia e acontecia sem precisar ao menos sorrir (não que ela não o fizesse, é claro).
No elenco ainda estão Mel Ferrer (que hoje em dia é mais conhecido o ex-marido da Audrey Heburn que foi trocado pelo William Holden, mas era um grande ator) e Arthur Kennedy que deveriam dividir as atenções com Marlene em seus papéis, mas não conseguem, a tela é dela, seja pela sua presença carismática e atuação forte, seja pela sua infinita beleza no alto dos seus 50 anos na época das filmagens. O superman George Reeves também está no elenco e, para deleite dos fãs do gênero, ainda há a presença de Jack Elam.
A história tem obviamente o dedo de uma mulher, Silvia Richards, que já tinha colocado o dedo na história da transtornada personagem de Joan Crawford em Possessed do Kurt Bernhardt (que trabalhara com Dietrich na Alemanha) que já comentei por aqui e que já trabalhara com Lang no roteiro de O Segredo da Porta Cerrada de 1948. Fritz geralmente é citado como grande diretor do cinema mudo, mas foi um dos grandes especialistas do cinema noir americano. E com Rancho Notorious Lang fez de novo, só que com um western. E fez bem, oras.

Marlene Dietrich (Rancho Notorious)“Gosto de homens que não acreditam no que uma mulher diz”
– Marlene Dietrich como Altar Keane em Rancho Notorious

Publicado por Adriana Scarpin

Bibliófila, ailurófila, cinéfila e anarcafeminista. Really. Podem me encontrar também aqui: https://linktr.ee/adrianascarpin

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