O Fino da Vigarice ( Caccia alla volpe / After the Fox, 1966 )

Caccia alla volpe - After the Fox, 1966

Algo que me deixa perplexa é como existe tanta gente que se impressiona ao ver uma comédia anos 60 do Vittorio De Sica e sempre mencionar o fator incredulidade por tais filmes saíram da mesma veia do homem que dirigiu Umberto D. e Ladrões de Bicicleta. De Sica é um dos maiores diretores cômicos da história da Itália e não apenas neo-realista, vide as melhores parcerias entre Sophia Loren e Marcello Mastroianni, transformando Clint Eastwood num cornuto, dirigindo o mito cômico Totó e trabalhando com Peter Sellers por três vezes.
O Fino da Vigarice é uma sátira sobre a invasão épica hollywoodiana na Cinecitá, assim como ao ar pretensioso do cinema europeu dos anos 60, inclusive funciona como uma auto-sátira vide a participação que De Sica faz como o diretor que foi privado de seus equipamentos e as ferinas referências verbais ao cinema neo-realista. A curiosidade da produção fica pelo fato do quase sempre superestimado dramaturgo americano Neil Simon ter escrito o roteiro e deixado claro que preferia um italiano real como Mastroianni ou Vittorio Gassman no papel do escroque que finge ser diretor de cinema para receptar um carregamento de ouro. Talvez eu consiga visualizar Gassman como “The Fox”, mas não sei se vejo Mastroianni nesse papel, por mais que ele já tenha sido alter-ego de Fellini inúmeras vezes, é quase sacrílego tirar de Sellers essa embriaguez artística.
Peter Sellers é a encarnação tripardida de Fellini, Antonioni e Godard, deste último foi roubado o aspecto físico e chega a ser aterrorizante como Sellers ficou idêntico a Jean-Luc, de Antonioni foi roubado a pretensão e sentido de filmar, mas o mais gritante sem dúvida são seus arroubos Fellinianos no jeito de ser efusivo e das filmagens sem roteiro, além do furto no nome Federico Fabrizi, vulgo “FF”. Sellers está tão excelente, tão excelente que pode-se colocar tal interpretação no mesmo patamar de Dr. Strangelove como ápice de sua carreira. Sobreatuação em Sellers? Sempre! Fellini na vida real era por si só um overacting, como a maioria dos italianos o são e digo isso com conhecimento de causa.
Alguns anos mais tarde Fellini retribuiria a homenagem satírica feita pelo amigo quando todo o vilarejo de Amarcord vai dar boas vindas ao navio dentro dos botes que o rodeiam, cena que me remeteu imediatamente à chegada do navio com o ouro do Cairo no filme do De Sicca, tendo ao fundo um Sellers felliniano comandando o circo no melhor estilo Guido Anselmi.
A cereja do bolo satírico, como lhe é de direito, é colocada numa das cenas finais onde o resultado das filmagens é apresentada como prova num tribunal, uma sucessão de imagens mal enfocadas e sem coerência alguma chama a atenção de um crítico de cinema que está convenientemente presente no tribunal clamando fervorosamente pela genialidade da obra, enquanto o juiz o expulsa do recinto resmungando em desolação que “O mundo inteiro está totalmente louco”. Nunca um magistrado foi tão sensato. Coisa de cinema, sem dúvida.Nota 1: Ó meu deus! Quem vemos como um um dos juízes ao final do filme? O judeu Abacuc do Incrível Exército de Brancaleone!!! Não adianta, aonde quer que vejamos Carlo Pisacane por um mero relance é o nome do Abacuc que queremos gritar. Inesquecível.

Nota 2: Victor Mature me impressionou neste filme. Sempre tive verdadeiro pavor do Mature (mais ou menos o que sinto pelo Daniel Craig hoje em dia), aos meus olhos ele nunca funcionou como ator canastrão, tipo, estrela ou seja lá o que for, mas aqui ele está muito bem satirizando a si próprio como uma estrela decadente que não consegue aceitar que envelheceu.

Nota 3: Só para constar que considero o Vittorio De Sica um dos homens mais charmosos que passaram pela face da terra, quem não acredita que veja Madame de… do Max Ophuls, não há nada mais arrasador do que o Barão Fabrizio, valhe-me deus!

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: