Centenário de Mel Blanc

Fato: Mel Blanc é deus e ponto. 2008 é um ano de muitos centenários de gente boa do cinema, mas Mel Blanc é essencial acima de qualquer coisa. E é claro que é cinema, antes de desenho animado virar coisa de “criança” como seriados na televisão, eles eram feitos como curtas para adultos que passavam entre a sessão de um longa ou outro, isso no tempo em que se podia pagar para entrar e passar o dia todo na sala de cinema assistindo todas as sessões possíveis.
Mel Blanc foi um dos piores casos de personalidade múltipla da história da psiquiatria, dentro dele havia Pernalonga, Patolino, Frangolino, Gaguinho, Eufrazino, Frajola, Piu-Piu, Barney Rubble e Dino, Cosmo Spacely, Marvin, Pépe Le Gambá, Papa-Léguas e Coiote, Hortelino, Ligeirinho, Diabo da Tazmania, Capitão Caverna, até a porcaria do Pica-Pau, Tom e Jerry.
Por isso a inclusão do video acima, a obra prima da parceria entre Chuck Jones e Mel Blanc: Rabbit of Seville, é claro. Se isso não prova a sua deidade, nada mais o faz.

Nota 1: Só lembrando que esta animação é praticamente um plágio de um desenho do Pica-Pau feito alguns anos antes, mas não preciso dizer que o tio Bugs é muito melhor.

Nota 2: Post em homenagem a um dos amores de mi vida que também faz anos hoje.

Publicado por Adriana Scarpin

Bibliófila, ailurófila, cinéfila e anarcafeminista. Really. Podem me encontrar também aqui: https://linktr.ee/adrianascarpin

5 comentários em “Centenário de Mel Blanc

  1. … você mencionou plágio e eu lembrei de outro desenho do Pernalonga, acho que se chamava “O Concerto do Pernalonga” ou coisa assim, que imitava de forma descarada aquele desenho clássico com o Tom, o Jerry e o Lizst.

    Acho que a Warner não tinha mesmo vergonha em canibalizar o que fazia sucesso. Parando para pensar, tem desenhos do Pernalonga que plagiam até mesmo OUTROS desenhos do Pernalonga…

    Curtir

  2. eu adoro o pernalonga. os roteiros são todos bons, altas referências à histórias e a costumes americanos. o meu favorito é o “kill the rabbit”, cujo tema musical é a cavalgada das valkírias do wagner.

    Curtir

  3. Isso é verdade Felipe, tem muita coisa que acaba reciclada dentro da própria Warner, mas a verdade é que o Merrie Melodies como um todo é amplamente superior de coisas como o Hannah & Barbera ou o Pica Pau, seja nos traços, seja na execução, principalmente pela santíssima trindade Chuck Jones-Friz Freleng-Robert Camplett estar lá (sem falar no Tex Avery que sempre deve ser mencionado como um caso à parte). O próprio Chuck Jones trabalhou uns tempos com Tom & Jerry e é gritante a superioridade dos curtas dirigidos por ele, inclusive há um que é uma reciclagem da idéia central de um curta dirigido por Hannah & Barbera e a qualidade das expressividade das personagens realmente impressiona, juro que dá para ver o Pernalonga em algumas expressões faciais do Tom e o Jerry tem um ar de Sniffles nos desenhos comandados pelo Jones.

    Tide, Pernalonga é muito foda e também gosto muito muito do Patolino e do Frangolino. Patolino porque os meus preferidos sempre são os patos (na Disney o Donald é o favorito) e o Frangolino é uma figuraça. Esse Kill The Rabbit seria um com Wagner também conhecido como What’s Opera, Doc? em que o Pernalonga é a Brunilde e o Hortelino é o Siegfried? É tão bom quanto esse do Rossini, mas mas foi feito uns bons anos depois: http://br.youtube.com/watch?v=6lKUOhvdlug

    PS. Por falar em Frangolino, tenho quase certeza que o Stephen Fry o está imitando nessa cena do Blackadder: http://br.youtube.com/watch?v=CEhDRG-jEwE Está idêntico!

    Curtir

  4. Olha que bacana, colocaram o Satori Uso no youtube! Conhecer culturalmente é claro, o cara é um dos maiores curtistas brasileiros da atualidade, é o “Woody Allen de Londrina” hehehe no sentido do que Allen fazia por NY o Grota faz por Londrina. Mas digamos que não seguimos a mesma “linha cultural”.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: