Esse Casal Feliz ( Esa Pareja Feliz, 1951 )

ESA PAREJA FELIZ - BARDEM - BERLANGA - POSTERFilmado em 1951, mas só distribuido em 1953, Esa Pareja é o primeiro filme dirigido por Juan Antonio Bardem em parceria ao seu amigo de longa data Luis García Berlanga. Berlanga era a face satírica da crônica social do cinema espanhol, mesmo seus filmes ao lado de Bardem sempre penderam para o lado cômico, um tipo de cinema que faz lembrar alguns filmes específicos de Preston Sturges ou Frank Capra, pautados por uma estética neo-realista e o picaresco hispânico.
Esa Pareja Feliz nos remete à própria dupla de cineastas, um tipo de união de duas pessoas bem diferentes que se complementam em uníssimo, Berlanga era o lado doce e irônico do duo, enquanto Bardem era o dramático e implacável. Conta a história de um jovem casal, ele um técnico de cinema razoavelmente realista que acredita que só se ganha dinheiro trabalhando, ela uma dona de casa afeita a jogos de azar e promoções com fé que de um dia para o outro mudarão de vida. Uma cena clássica por excelência mostra com perfeição os rumos de suas personalidades divergentes, onde ambos estão numa sala de cinema e enquanto ela fica deslumbrada com o aspecto fantasioso do filme, ele vai descontruindo toda a ilusão com detalhes técnicos.
Mas é no final que a visão de Berlanga se sobrepõe à de Bardem, quando as almas de René Clair e Jean Renoir aparecem fazendo com que os protagonistas dispam-se de todos os bens materiais com que levaram o filme todo sonhando.

Publicado por Adriana Scarpin

Bibliófila, ailurófila, cinéfila e anarcafeminista. Really. Podem me encontrar também aqui: https://linktr.ee/adrianascarpin

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: