Centenário de Dana Andrews

Apesar do nome feminino, Dana Andrews foi um mais inesquecíveis caras durões do cinema, em especial do cinema noir. Provavelmente um dos caras mais subestimados da golden age hollywoodiana, em qualquer filme que esteja presente é o seu magnetismo que se sobressai em relação a qualquer outra pessoa em cena (à excessão de Babs Stawyck, cujo brilho nunca ninguém conseguiu tirar), Andrews foi a definição precisa de astro numa década em que só quem realmente tinha carisma alcançava o reconhecimento. Então vai aí vai meu top 5 do homem:

1- Laura (Otto Preminger, 1944)Dana Andrews (Laura)Um desses noires-unanimidade, marca a bem sucedida parceria de Preminger-Andrews que renderia frutos até os anos 60.

2- Bola de Fogo (Ball of Fire, Howard Hawks, 1941)Dana Andrews (Ball of Fire)Aqui Andrews é o gângster antagonista só para levar porrada do mega-nerd Gary Cooper (mmmm… Gary Cooper). Mas do que estou falando? Foda mesmo é a Babs, o filme todo é dela à excessão de uns poucos minutos roubados por Mr Gene Krupa.

3- Passos na Noite (Where the Sidewalk Ends, Otto Preminger, 1950)Where the Sidewalk Ends - DANA ANDREWS & GENE TIERNEYDepois de tantas parcerias com Preminger e Gene Tierney, ainda fazem Andrews passa o filme todo com o cu na mão, ficticionalmente é claro. Num dos papéis mais tensos que fez, inaugura o filão do policial que tem que esonder a própria culpa durante as investigações.

4- Os Melhores Anos de Nossas Vidas (The Best Years of Our Lives, William Wyller, 1946)Dana Andrews & Virginia Mayo (The Best Years of Our Lives)Tudo bem que Fredric March rouba o filme para si como o usual, mas esse drama pós-guerra e anti-belicista entra fácil nas obras máximas de todos os envolvidos.

5- Êxtase de Amor (Daisy Kenyon, Otto Preminger, 1947)Henry Fonda, Joan Crawford & Dana Andrews (Daisy Kenyon)Fugindo dos noires, é Andrews dividindo a tia Joan com Henry Fonda num filme do Preminger. Grande filme e quase ignorado hoje.

Plus: Anjo ou Demônio (Fallen Angel, Otto Preminger, 1945)Fallen AngelOlha lá o Preminger colocando Mr Andrews novamente numa fria em meio a mulheres fatais. A curiosidade aqui é a presença de Alice Faye num filme denso como este, quando até então só fizera leves musicais românticos, deve tê-la traumatizado pois só voltaria a filmar quase 20 anos depois.

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