The hardest thing in the world to do, for a director, is a comedy. If you do a drama, that doesn’t quite come off, you may still have a fairly good drama, but if a comedy does not come off, you’ve got a disaster. There’s no covering up with a comedy. They’re frightfully hard to write, very difficult to direct, and they’re not at all easy to act, as a matter of fact.
Só é preciso saber uma coisa a respeito de David Niven: foi um dos seres mais engraçados que passaram pela terra.













Excelente artigo sobre o homem no Times: David Niven bursts his own balloon
(onde sabemos que a vida dele foi na verdade uma trama de novela das oito)
Nota 1: Toda vez que houver um top-dúzia ou 5, é porque aconteceu algo que me fez lembrar do indíviduo alvo, pode ser morte, centenário ou aniversário qualquer e não é necessário ficar mencionando o que diabos aconteceu, mas no caso do Niven é o centenário.
Nota 2: Aí você me pergunta, Onde está A Volta ao Mundo em 80 Dias? Niven como o Phileas Fogg definitivo? Ora essa, esse filme é muito chato e looooongo demais para a sua chatura proporcional. Filmes não se fazem apenas com gente sensacional reunida, felizmente é preciso mais do que isso.
Nota 3: É sempre bom mencionar que Ian Fleming em pessoa achava que Niven seria o ator perfeito para encarnar James Bond, mas os produtores já na época de Dr No acharam que ele seria muito velho, ironicamente os mesmos gostariam de Cary Grant para o papel, logo Grant que era seis anos mais velho que Niven. Provavelmente foi por esse incidente que Niven virou o Bond aposentado de Casino Royale.
Nota 4: Perdi a conta de quantos filmes Niven fez ao lado de Deborah Kerr, deve ser um número por volta dos 5 – eles tinham grande feeling juntos, embora Kerr sempre tenha aparentado ter uma química estupenda com todos os atores – vai ver que é isso que se chama “atriz de verdade”. Um ano bastante interessante para o duo foi 1958, de um lado Separate Tables, onde ambos encarnavam pessoas maduras que se gostavam mas com grande repressão sexual, do outro o exato oposto da situação em Bonjour Tristesse, onde são pessoas maduras com a sexualidade muito bem resolvida, mas justamente por isso não são capazes de ficarem juntos.
Nota 5: Não disse? Por pouco Miss Stanwyck não entra aqui também, se fosse um top-15 A Orquídea Branca (The Other Love, Andre de Toth, 1947) daria as caras.
Nota 6: Marlon Brando dizia que as filmagens de Dois Farristas Irresistíveis (depois refilmado como Dirty Rotten Scoundrels com Steve Martin no papel de Brando e Michael Caine no lugar de Niven) foram as mais difíceis de sua carreira e para alguém que sempre tornava o set de filmagens intragável para seus colegas e diretores, até que é uma boa vingança a se agradecer ao Niven. Brando não conseguia filmar suas cenas porque sempre caía num ataque convulsivo de riso e o único meio de terminar o filme foi deixar de olhar diretamente nos olhos de Niven toda vez que dividiriam cena, isso não aconteceria se fosse com o Peter Sellers, se assim fosse provavelmente furariam os olhos um do outro. Bedtime Story entraria fácil no top-15, é muito bom.
David Niven: curto de passión :D
Mas ó, enviei um e-mail pra sua conta do gmail, mas não sei se você ainda acessa. Queria saber onde cê mora. Desconfio que seja São Paulo, certo?
CurtirCurtir
Por quê? Tenho pinta de paulistano cuzão? hehehe
CurtirCurtir
Hahahahaha. não não. É que eu tô indo pra lá, entre os dias 19 e 24 desse mês. é a primeira vez que eu vou só, sem a muleta dos amigos daqui de natal. Aí tenho entrado em contato com o povão das interwebz massa, pra me ciceronearem ao menos uma vez enquanto tô por aí. Sair pros ROLÉ NÉ :D Queria saber se você tava disponível num desses dias, prum ROLÉ nos BY NIGHT (me divirto altos com esses termos). E você não tem pinta nenhuma de paulistano cuzão, não não.
CurtirCurtir
Putz, você me lembrou do Amaury Jr agora.
CurtirCurtir