Festival Zweig no cinema: Yi ge mo sheng nu ren de lai xin (2004)

Parece sacrílego alguém adaptar um livro que já fora adaptado por Max Ophuls, porque uma dessas verdades inatas no mundo do cinema é de que existem certos cineastas cuja visão jamais conseguirá ser suplantada e Ophuls é uma dessas criaturas que carregam tal cruz. Como melhorar algo que Ophuls já colocara as mãos? Mesmo que o ponto de vista seja completamente distinto, há como conseguir tirar o peso de uma obra prima das costas?
Claro que não. A coisa mais fácil seria Jinglei Xu cair em clichês melodramáticos e o conto do Zweig é um prato cheio para cineastas mal intencionados, coisa que Xu felizmente provou não ser, se o trabalho dela não trouxe nada de excepcional, ao menos não fez feio. Xu não só dirige como acumula o papel principal e escreveu o roteiro adaptado, ela que é uma das super-estrelas atualmente na China e, como pode-se ver por todo o filme, é bastante fã do cinema ocidental dos anos 40, o que contribui para uma das suas mais sábias escolhas ao fazer o filme, trocar o que inicialmente era proposto transcorrer na China dos anos 60 e 70 para o período dos anos 30 e 40, incluindo alí o pano de fundo político de uma das transições mais importantes da história do seu país.
Se eu disser que Xu também não usufruiu do que Ophuls já tinha feito estaria mentindo, mas ela o faz de forma reverente e não como plágio barato, Xu tem até o belo cuidado de fazer com que o ano em que seu protagonista masculino (o ótimo ator Wen Jiang – que também é um excelente diretor) por fim leia a carta da tal mulher desconhecida seja o de 1948, não somente o último ano pré-revolução cultural chinesa, mas também o ano que a adaptação de Ophuls foi produzida.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: