Centenário de Bernard Herrmann

Top 5 Hitchcock

1- Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958)

2- Psicose (Psycho, 1960)

3- Intriga Internacional (North by Northwest, 1959)

4- O Homem Errado (The Wrong Man, 1956)

5- Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964)

Top-dúzia demais diretores.

1- Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)

2- Cidadão Kane (Citizen Kane, Orson Welles, 1941)

3- A Morte tem Cara de Anjo (Twisted Nerve, Roy Boulting, 1968)

4- Nasce um Monstro (It’s Alive, Larry Cohen, 1974)

5- Concerto Macabro (Hangover Square, John Brahm, 1945)

6- O Fantasma Apaixonado (The Ghost and Mrs. Muir, Joseph L. Mankiewicz, 1947)

7- Círculo do Medo (Cape Fear, J. Lee Thompson, 1962)

8- Jornada ao Centro da Terra (Journey to the Center of the Earth, Henry Levin, 1959)

9- Irmãs Diabólicas (Sisters, Brian De Palma, 1973)

10- Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts, Don Chaffey, 1963)

11- O Dia que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, Robert Wise, 1951)

 12- Cinzas que Queimam (On Dangerous Ground, Nicholas Ray/Ida Lupino, 1952)

Bônus que não consegui dispensar:

Os Nus e os Mortos (The Naked and the Dead, Raoul Walsh, 1958)

A Noiva Estava de Preto (La Mariée était en Noir, François Truffaut, 1968)

O Homem que Vendeu a Alma (The Devil and Daniel Webster, William Dieterle, 1941)

Tem Hitchcock que ficou de fora e umas outras tantas obras primas de outros cineastas que também ficaram (e seriados de tv!), mas fazer o quê, ó céus, sou fissurada pela trilha de Obsession, mas prometi que nos demais diretores só haveria um filme de cada, então fiquei com Sisters. A coisa mais peculiar quanto ao Herrmann é o fato dele ser eternamente lembrado como um compositor para o suspense (assim como é associado o Morricone com o western), mas as suas composições para o cinema de aventura como Jornada ao Centro da Terra e Jasão e os Argonautas também foram profundamente influentes, em especial para trilhas como as dos Indiana Jones e O Senhor dos Anéis. Tio Bernard é o Wagner das trilhas sonoras para cinema, especialmente se levarmos em conta que Vertigo é um tipo de releitura de Tristão e Isolda tanto quanto trilha quanto construção cênica.

One thought on “Centenário de Bernard Herrmann

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: