Ítalo Rossi (1931 – 2011)

Fui estudar inglês num curso intensivo que havia no SESC de São Paulo, num prédio enorme do centro da cidade. (…) Havia ali um curso de teatro. Um dia, em vez de ir à aula de inglês entrei na sala do lado onde na porta estava escrito: TEATRO. Estavam fazendo testes para uma peça de Raimundo Magalhães Jr.: Calcanhar de Aquiles. Eu me submeti ao teste e, como sempre tive essa voz grave e diferente, fui aprovado. Voltando para casa, decorei todos os papéis da peça, e qual não foi minha surpresa ao ganhar um papel mudo. Fiquei frustrado, mas aceitei a parada. Fui abandonando aos poucos o curso de inglês e comecei a só pensar em teatro. Daí em diante passei a assistir a todos os espetáculos que estavam em cartaz, inclusive as matinês dos teatros de revista, escondido dos meus pais, pois ainda era menor. Quando eles souberam que eu estava pensando em me dedicar ao teatro, cortaram a minha mesada e tive de pagar eu mesmo meus estudos de línguas. Fui trabalhar como offi ce-boy no escritório de papai, sem qualquer tipo de regalia.
O único curso que fi z em toda a minha vida foi esse que não durou mais do que algumas horas. Nunca fi z ginástica rítmica, aulas de voz, laboratórios, essa coisa toda!
O que mais ajuda o ator a ser ator é fazer espetáculos. Você aprende muito mais num espetáculo do que em todo um curso, por melhor que ele seja.

Ítalo Rossi – Coleção Aplauso

Advertisements

3 thoughts on “Ítalo Rossi (1931 – 2011)

  1. One of the real guys, como diria o Zappa.

    E confesso que até o “aprovado”, eu pensei que o texto fosse seu. Agora diga aí: você já fez teatro?

    Like

    • O máximo que cheguei a “fazer teatro” foi um monólogo que escrevi e encenei para uma dúzia de pessoas numa escadaria à la grega. Resolveram que eu deveria apresentá-lo para um teatro mais cheio de gente que acabou sendo cancelado com a desculpa de que o tal público “não iria entender”. A história de minha vida. hahaha

      Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: