Fuga Alucinada (Dirty Mary Crazy Larry, 1974)

DIRTY MARY CRAZY LARRY

Olha as bobagens que fazemos na vida… Demorar tanto tempo para assistir uma jóia dessas! A vantagem é que temos de dar tempo para uma pérola se formar dentro da nossa ostra pessoal, por isso às vezes depreciamos coisas que para o molusco que existe em nós é ainda um reles grão de areia. É, é uma metáfora brega (ou kitsch como dizem as pessoas finas), mas eu sou brega e gosto de coisas bregas, pelo menos aos olhos do senso comum.
Tudo que quero dizer é que Dirty Mary Crazy Larry é um filmaço. Tão filmaço que eu não esperava assistir um dos grandes filmes da década de 70, o que se ouvia era sobre grandes corridas de carro alí contidas, o quão cult era e convenhamos que ser objeto de culto nunca foi sinônimo de qualidade, nisso me surpreendi com a cinematografia de qualidade, diálogos espertos e interpretações passionais nesse belo pedaço do mais puro cinema culhônico dos anos 70.
É de longe o melhor filme da carreira de Peter Fonda, na pele de Larry soa mais como um irmão maluco de Clint Eastwood do que um filho de Henry Fonda. Mas quem rouba todas as cenas é Susan George com seu espírito ciclônico e ímpar, firmando-se como uma das grandes musas do cinema de macho dos 70, com o porém deste não ser seu melhor trabalho em virtude de um certo filme, de um certo David Samuel Peckinpah, ter sido produzido alguns anos antes.
Pensando melhor, não sei porque esta pérola fatalista tanto me surpreendeu quando no ano anterior o diretor John Hough já havia nos brindado com o excelente horror A Casa da Noite Eterna protagonizado por Roddy McDowall (que faz uma participação chave não creditada neste Fuga…), Hough tem aquele poder de deixar o público eletrizado do início ao fim, no melhor estilo “mijar nas calças para não perder um só minuto”, nunca fica chato, nunca corta o clima do suspense ou, neste caso, da ação e se há porventura pausa na correria, as personagens entram com seu carisma banhado a diálogos espertinhos. É, pode colocar Dirty Mary Crazy Larry na minha lista dos cultuados pois esse faz o meu tipo.Nota 1: A personagem de Bridget Fonda em Jackie Brown é total e obviamente calcada na Mary de Susan George. Do fio de cabelo até o figurino.

Nota 2: Morbidamente Vic Morrow passa quase o filme todo dentro de um helicóptero. Para quem não se lembra, o pai de Jennifer Jason Leigh morreu num acidente de helicóptero durante as filmagens de Twilight Zone – O Filme, no segmento de John Landis.

Nota 3: Dessas curiosidades inúteis, mas no mínimo bizarras, Susan George namorou o Príncipe Charles (é, o próprio) nos anos 70. Provavelmente foi o casal mais estranho de todos os tempos.

Nota 4: Os carros? Um Dodge Charger no melhor estilo Bullit e um Impala 60’s azul. Melhor design não há.

DODGE CHARGER - CHEVY IMPALA - DIRTY MARY CRAZY LARRY

Advertisements

10 thoughts on “Fuga Alucinada (Dirty Mary Crazy Larry, 1974)

  1. Essas são as dicas que mais gosto! Anos 70!

    Já viu Two-Lane Blacktop do Monte Hellman? Vi tem pouco tempo. Anos 70, carros, James Taylor, Warren Oates. Parece o filme que o Bresson faria se fosse da turma do Peckinpah. É sensacional.

    E meu queixo caiu com essa da Susan George. Nunca mais vou ver Sob o Domínio do Medo com os mesmos olhos.

    Like

  2. Anos 70 são as dicas que mais gosto de dar também, mas me sinto obrigada a variar de vez em quando… hehehe

    Não vi o Blacktop não… Ainda! Aliás, tenho que passar um pente fino na carreira do Hellman. James Taylor me faz lembrar do meu irmão, nos anos 70 ele tinha um arsenal de fitas do Taylor no carro que ele usava para namorar. hehehe Fim do mundo.

    Por falar nisso, tenho que rever Straw Dogs, aliás, tenho que repassar tudo do tio Sam, entra naqueles embates “vou buscar cineastas novos ou rever ou meus favoritos?”

    Like

  3. Você sabe de algum site, blog ou qualquer coisa que seja totalmente dedicado a cinema de gênero? Digo de forma mais enciclopédica, porque comentando aqui e ali devem ter milhares. É que eu queria começar um blog mais como arquivo dessas coisas, pesquisar história dos gêneros, principais filmes, autores, influências e afins; tava pensando em chamar mais gente pra ajudar a organizar tudo (tá convidada, claro – se não aceitar é mulher do padre!), e queria procurar antes também outros lugares que façam algo parecido com isso, pra já ter uma base legal.
    Isso seria mais pra estudo mesmo, pra (tentar) me organizar no meio de muita informação – não só na Internet. Enciclopedizar o máximo que conseguir.

    Obs: Lembrei da frase do Frederic Raphael sobre o recluso e a tentativa de colocar ordem no mundo…

    Like

  4. Na verdade são poquíssimos que conheço uqe sejam específicos e ainda mais com certo afinco do assunto, uns tem link aí ao lado como http://noiroftheweek.blogspot.com/ Ou perolas do cinema B como http://absencito.blogspot.com/ e http://universoctopo.blogspot.com/, além da época de ouro de Hollywood nos http://vitaphone.blogspot.com/ e http://silentfilmlegend.blogspot.com/. Às vezes dou de cara com alguma coisa intressente geralmente procurando imagens no google, aí vou salvando nos favoritos mas acabo nunca voltando para ver, tem centenas de links lá, deve ter mais coisas e depois te passo…

    Like

  5. Gostaria de saber onde posso comprar este filme em DVD e dublado, pois assisti ele uma vez, e não consigo encontrá-lo nas lojas que conheço, se voce puder me ajudar ficarei muito grato.

    Like

  6. Bom dia, vi este filme no cinema mais de 10 vezes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tenho um DVD !!!!!!
    Ótimo !!!!!!!!!!
    Recomendo !!!!!!!!!!

    Like

  7. Gostei muito deste filme, tenho-o gravado em VHS. Sempre quiz saber onde ele foi gravado, aquela região de bosques, não sei em que lugar é nos EUA, se alguém souber e puder me falar.

    Obrigado.

    Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: