Cigarettes & Coffee (1993)

Ao contrário do que possa sugerir o título, o primeiro curta profissional de P.T. nada tem a ver com a série de Jim Jamursh sobre café e cigarros, se for para comparar o curta nos remete muito mais a Cães de Aluguel do que qualquer outra coisa, pois o alvo de referência é o mesmo: o bom e velho Martin Scorsese. Típico curta que fazia a alegria do Festival de Sundance no início dos anos 90, com a câmera “espertinha” e cheio de referências pop, Cigarettes & Coffee não se assemelha apenas em estilo a Cães de Aluguel, mas também em coincidências de produção, como o mesmo tipo de apadrinhamento e o fato de Philip Baker Hall ter sido para Anderson o que Harvey Keitel fora para Tarantino, além de dividirem o mesmo muso trágico: o ator Kirk Baltz, que perde a orelha com Tarantino e a dignidade com Anderson.
E, claro, mais uma vez Anderson dá uma de regurgitador e transformaria este curta em um longa igualmente bem conduzido em 1996: Jogada de Risco (Hard Eight/Sydney).

Nota: Fui procurar no YouTube ao menos um daqueles dois planos-sequência da garagem em Hard Eight (um de entrada, o outro de saída da personagem de Baker Hall) que me faz ter insônia até hoje (tá, isso é exagero), mas inexplicavelmente não os achei. Então que fique aqui a homenagem descarada de Anderson à introdução de A Marca da Maldade (Welles, sempre) e que também se converteu a uma das melhores intros do cine, onde de uma tacada só todas as personagens essenciais do filme são apresentadas. É, continuo maluca por introdução de filmes.

Publicado por Adriana Scarpin

Bibliófila, ailurófila, cinéfila e anarcafeminista. Really. Podem me encontrar também aqui: https://linktr.ee/adrianascarpin

Um comentário em “Cigarettes & Coffee (1993)

  1. Oi, cheguei aqui no teu blog procurando o Coffee and Cigarettes, mas realmente nunca tive tanta dificuldade pra encontrar um filme na Internet! Onde tu conseguiu? Que cópia é essa? Pode me ajudar?

    Valeuzão,
    Luís

    Ótima essa história do Jim Jarmusch e do PTA no mesmo ano com os filmes praticamente homônimos fazendo carreira bem-sucedida pelos festivais.

    Curtir

Deixe um comentário