Os Filmes Bacanas de Cada Ano que o Cinema Viveu: 1999

1- De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut)Kubrick. Lançamento. Sala de Cinema. Basta.

2- DogmaTenha respeito pelo nerdmaster, oras. Kevin Smith é o maior símbolo do nerdismo dos anos 90 e estará com todos os filmes nas minhas listas. Aparentementente o povo ficou afendido devido à celeuma que tal filme causou antes mesmo de ser lançado, mas fazer o quê, fanatismo, falta de informação e preconcepção tem dessas coisas, poxa, o Buddy Christ era tão legal! Mas nada, nada mesmo, supera o trauma da ausência peniana de Alan Rickman, quem se importa se Alanis é Deus se o Alan não tem pinto?

3- MatrixOs dois filmes seguintes fuderam com tudo, mas esquecendo-os dá para lembrar o quão filmaço o elo primordial foi. Acho que ninguém vai negar que tal filme destruiu a estética do cinemão por um bom tempo e que o Agente Smith é um dos grandes vilões do cinema.

4- MagnóliaMagnólia é aquelas coisas. Tenho medo do Tom Cruise até hoje, não que ele seja menos assustador que a personagem.

5- Fim de Caso (The End of the Affair)Neil Jordan. Julianne Moore. Ralph Finnes. Jason Isaacs. Graham Greene. Chuva. Segunda Guerra. Deus. Amor.

Real melhor filme do ano: Clube da Luta (Fight Club)

NOTA: Não me aguentei nessa de jornada pessoal através do cinema e vou fazer tops 5s até os tempos de Edson e dos Lumiére, por isso faz de conta que tenho oito anos e quem manda agora é o tiozão velho e meu padrinho, o Seu Cinema, mesmo que seja visto através dos meus olhos.

Publicado por Adriana Scarpin

Bibliófila, ailurófila, cinéfila e anarcafeminista. Really. Podem me encontrar também aqui: https://linktr.ee/adrianascarpin

6 comentários em “Os Filmes Bacanas de Cada Ano que o Cinema Viveu: 1999

  1. Sei que não tem tanta graça discordar por ser uma lista pessoal, mas só o do Kubrick mesmo eu acho fodão (também…), apesar de não ter visto Fim de Caso.
    E vou fazer essas listas também, mas um top 10 por década, senão eu piro.

    Curtir

  2. ei, dri, se você ainda não leu o meu livro, apaga aquela tosquera e pega essa versão menos relaxada: http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/1152130
    é a última vez que eu corrijo esse troço, a partir de agora eu vou usar a inexperiência como desculpa para justificar o que ele tem de ruim.

    ps. não publica isso não senão vai ficar parecendo propaganda.

    ps2. nesse ano eu me lembro de ter deixado a barba crescer junto com um amigo meu perto do lançamento do clube da luta para fingir que a gente já tinha dezoito anos e passar pela bilheteria do cinema, hehe. quase dez anos, puta merda. parece que foi ontem.

    Curtir

  3. Essas listas pessoais são bacanas justamente porque funcionam como uma espécie de regressão, você começa a pensar porque determinado filme foi importante na época que foi assistido, com quem foi assistido, aonde e o que te levou a ter as sensações que ele te proporcionou. Entre 1999 e 2002 foram anos bem difíceis na escolha justamente porque foram anos bem intensos na minha vida.

    Curtir

  4. 1999 Foi um ano de grandes filmes, ao menos pra mim. Teve ainda BELEZA AMERICANA, que você não citou. E teve outro também, que não me lembro agora. Engraçado existir essa data, 1999, e nos anos depois parece que tudo se atropelou, quero dizer, Clube da Luta é realmente o melhor filme, aí tem Magnólia, Beleza Americana, De olhos bem fechados (não nessa ordem), mas o que sobressai mais, e o que acaba inspirando a “indústria” depois é o Matrix – que é um puta filme. É a pipoca soando mais alto que as falas.

    Curtir

Deixe um comentário