1- Com a Maldade na Alma (Hush… Hush, Sweet Charlotte, Robert Aldrich)Não há a mínima chance de se excluir o Aldrich de uma lista de maiores auteurs do cinema americano. E esse, minha gente, é um desbunde e favorito pessoal.
2- À Meia-Noite Levarei Sua Alma (José Mojica Marins)Tudo que disse acima a respeito do Aldrich vale para o Mojica, só troque a palavra americano por brasileiro.
3- Os Reis do Iê Iê Iê (A Hard Day’s Night, Richard Lester)Ah, a minha boa e velha obsessão por Richard Lester… Tolinho de quem acha que este é “um filme dos Beatles” e não do mais influente diretor de comédia dos últimos 50 anos.
4- O Homem do Rio (L’homme de Rio, Philippe de Broca)Até agora a versão não-oficial de Tintin que mais gosto, se não contarmos Indiana Jones, é claro! No final das contas tanto o Sr Dufourquet e o Dr Jones são mesmo filhos legítimos daquele belga lá.
5- A Velha a Fiar (Humberto Mauro)No mínimo Humberto Mauro é o pai do videoclipe moderno.
Real Melhor filme do ano: O Beijo Amargo (The Naked Kiss, Samuel Fuller)
Se ainda estamos esperando reconhecimento em relação ao Aldrich, o que dirá do Michael Mann. Oh. dor …
CurtirCurtir
Isso porque eles já são medalhões suficientes pra isso. Imagine os pobres coitados de que só meia dúzia de pessoas brigam pela excelência aceita.
CurtirCurtir
Muito bom mesmo Com a Maldade Na Alma. Top 3 Aldrich.
Os Reis do Iê, Iê, Iê é indispensável!
Meu nacional preferido do ano é Deus e o Diabo na Terra do Sol.
E também ano do melhor Kubrick (Dr. Fantástico) e do melhor Hawks (O Esporte Favorito dos Homens), em minha humilde opinião.
CurtirCurtir
Tenho a leve impressão que você ainda não entendeu que isto aqui não é uma lista de melhores e nem de favoritos.
CurtirCurtir
Perdão então por favor, não acompanhei esse “especial” desde o começo, e sempre fiquei mesmo meio perdido. Mas enfim, seu blog é um de meus favoritos… Não consigo ficar sem comentar qualquer bobagem, hehe. Então peço desculpas mais uma vez.
CurtirCurtir
Relaxa.
CurtirCurtir
Richard Lester foi o diretor do primeiro filme que eu lembro de ter visto na vida: Superman II (mas não em 80, depois na sessão da tarde). E entendo que Kubrick e Godard fiquem de fora, a esta altura já podem ser considerados hours concours.
E essa foto do filme do Fuller que ilustra o post é destruidora.
CurtirCurtir
Cara, eu deixei Mary Poppins de fora. MARY POPPINS!!!
CurtirCurtir
A cena inicial de O Beijo Amargo tem o dobro da qualidade de todo o restante da obra.
CurtirCurtir